ÍNDIA ESTREITA LAÇOS COM SETOR DE ÓLEO E GÁS BRASILEIRO

Reuniao MME indiaA Índia está estreitando laços com o governo brasileiro no setor energético e deve ter uma participação maior no mercado nacional nos próximos anos. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, se reuniu nesta semana com o ministro de Químicos e Fertilizantes da Índia, Mansukh Mandaviya, no intuito de reforçar os laços bilaterais entre os dois países, e deve receber o ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Dharmendra Pradhan, entre os dias 26 a 28 de maio.

Um dos focos da aproximação são os próximos leilões de blocos de petróleo a serem realizados pela ANP neste ano, além de uma possível participação da Índia no setor de refino brasileiro, como vem sendo estudado nos bastidores.

Sobre este tema, Coelho Filho reafirmou a importância de fortalecer os laços com a Índia, congratulou o ministro indiano pela alta capacidade tecnológica de seu país no setor de petroquímicos, especialmente em refinarias, e lembrou que esse é um tema com grande potencial para cooperação.

Além disso, o ministro brasileiro enfatizou que o calendário dos leilões de exploração de petróleo “configuram excelentes oportunidades de investimento para empresas indianas”, e mencionou a expectativa de aumento da produção de gás no Brasil a partir de 2021.

Os dois já haviam se encontrado, em dezembro do ano passado, durante uma visita de Coelho Filho à Índia, onde participou da cerimônia de abertura da 12ª Petrotech, feira do segmento de petróleo e gás natural, em Nova Delhi.

Deixe seu comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz