Megabanner Liderroll

MPE VAI FAZER AS TUBOVIAS PARA O COMPERJ

A MPE fechou contrato com a Petrobrás para fazer o projeto, a construção civil, e a montagem das tubovias no trem 1 do Comperj. A empresa também tem contratos parecidos para a Repar, no Paraná, e a Recap, em São Paulo, onde além das tubovias, esteve à frente da parte instrumental e elétrica das obras. O diretor comercial do Grupo MPE, Tadeu Maia, conversou com o repórter Daniel Fraiha e contou do projeto.

O que está no contrato assinado com a Petrobrás?

É um contrato de R$ 731 milhões, para ser executado em 39 meses, em que faremos a interligação de todas as unidades do trem 1 do Comperj. O acordo inclui a construção civil e a tubulação da refinaria.

Quais são os maiores desafios do projeto?

O maior desafio é a logística e a interface com todos os outros projetos. Porque nós faremos a interligação de todas as unidades que serão construídas na planta de refino, e teremos uma interface com todos os contratos. Em função disso, a nossa engenharia, na hora do projeto, vai ter que consultar a engenharia de cada unidade para saber onde termina a parte deles e onde começa a nossa. É o que chamamos de limite de bateria.

Quais são as particularidades do contrato?

É uma exigência contratual que todos os cortes de tubo e todas as soldas sejam feitas de modo semi-automático, através do corte com biseladeiras, e toda parte de solda com maquina de solda orbital.

Por quê?

Na solda normal é um soldador que faz o trabalho, enquanto que dessa forma é um equipamento específico, manobrado por um especialista em solda, que fará o serviço. Essa escolha se deu porque o rendimento é maior, a solda é de melhor qualidade e reduz a quantidade de gente na refinaria, o que é um problema sério, pelo grande número de contratos e de projetos no local simultaneamente.

A tubulação será fornecida a vocês?

Nós ficamos responsáveis pela tubulação com menos de seis polegadas de diâmetro para aço carbono, que serão cerca de mil toneladas, e com toda a parte de aço inox, que deve chegar a 700 toneladas, enquanto toda a tubulação de maior diâmetro será de fornecimento da própria Petrobrás. Ela fez cinco contratos para compra de tubulação, três já foram assinados e dois estão em vias de ser fechados.

O que o contrato representa para a empresa?

É hoje o projeto mais importante se iniciando aqui na MPE, que vai fazer uma diferença de conceito. É de uma importância vital para o Comperj e a Petrobrás passou a responsabilidade para o nosso grupo.

Quais os principais contratos recentes da MPE?

Na Repar, estamos fazendo todo o offsite, que é a interligação entre as unidades da refinaria, envolvendo as tubovias e toda a instrumentação e elétrica da planta. Na Recap, também estamos com o offsite. Na Rnest, estamos fazendo a unidade SNOX, que será utilizada para, dentre outras coisas, diminuir a emissão de gases poluentes. Estamos fazendo os tanques Maracanã no Comperj, que são os maiores de acumulação, com mais de 60 metros de diâmetro, junto com a Alusa. Também temos a Unidade de Recuperação de Enxofre (URE) na Replan, além dos módulos para os FPSOs P-58 e P-62.

O projeto do Comperj é semelhante ao projeto da Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná?

É parecido, só que é mais especifico, porque tem uma obra grande de construção civil e industrial, além de 12 mil toneladas de implantação de tubulação.

O que acharam da redução do orçamento para a área de refino no plano da Petrobrás?

O que for mais importante, eles vão contratar. As refinarias não vão parar, e os contratos de combustível para o meio ambiente vão continuar também. As unidades de hidrotratamento (HDT) e de hidrodessulfurização (HDS) vão continuar, pois são exigências da legislação ambiental.

Quais são as próximas concorrências em que a MPE pretende participar?

Estamos de olho no trem dois e na parte de petroquímica do Comperj, que devem sair em 2013, 2014. Também estamos nos posicionando para as refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, que devem sair ano que vem.

Deixe seu comentário

41 Comentários em "MPE VAI FAZER AS TUBOVIAS PARA O COMPERJ"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
fabio delemos
Visitante

Empresa boa e séria. Tenho orgulho de fazer parte do quadro de funcionários.

odirlei
Visitante

tambem quero fazer parte dessa equipe do comperj sou rigger e pretendo integrar uma equipe séria e com responsabilidade social como a MPE tomara que eu consiga meu tel é 98775071 ou 81928172

fabio garcia
Visitante

GOSTARIA DE FAZER PARTE DESTA EMPRESA TEL 975541377 DDD 21 SOU MOTORISTA COM CURSO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS , MOOP , DIREÇAO DEFENSIVA (RESOLUÇOA 168)E GUINDAUTO ( MUNCK ).

andre rodrigues de araujo
Visitante

bom dia colaboradores do (mpe) como eu faco para trabalhar nessa conceituada empresa pois eu ja trabalhei na alusa mpe e gostaria muito de trabalhar com vcs , aguardando resposta!

Name (required)
Visitante

BOA NOITE AMIGOS , SOU ENCARREGADO DE TURMA NA CONTRUÇÃO CIVIL, TRABALHEI NA ALUSA ENGENHARIA,NO COMPERJ GOSTARIA DE UMA OPORTUNIDADE NESTA EMPRESA, TRABALHO ATÉ DE PEDREIRO SE Ñ TIVER VAGA DE ENCARREGADO, OBRIGADO E BOA NOITE

alex
Visitante

comofaço para poder fazer parte do grupo de trabalhadores desta empresa?
pois gostaria de colaborar com minha mao de obra ajudando a mesma crescer e se desenvolver a cada dia para melhor, desde ja grato!!!

Fabiano Moreira
Visitante

Sou profissional de Rigger,como faço para fazer parte do quadro de colaboradores, aguardo resposta.

santos
Visitante

Se a parte Topográfica, for executada de forma errada, esse projeto de fácil se tornara difícil!!!

francisco
Visitante

meu nome é francisco de assis e trabalhei na encalso como encarregado de obra de arte , e carpintaria , até a semana passada ,construindo a estrada do convento acesso a comperj , ponte do trecho 3,4,5 na construçao civil , levantando bloco de 300mtx300mt e levantando os pilares redondos de sustentaçao com travessas de 2,70mt x 11,60mt , concretagem e grautiamento , e assentamento das vigas premoldados de 25,00mt e 12,5mt gostaria de uma oportunidade de emoprego nesta consituada empresa , ja tenho esperiencia com projetos e interpretaçao .

Flávio paula figueira
Visitante

bom dia colaboradores do (mpe) como eu faco para trabalhar nessa conceituada empresa pois eu ja trabalhei na shahin mpe e gostaria muito de trabalhar com vcs , aguardando resposta!

Ezequiel melo
Visitante

olá mpe sou soldador mig mag,at e tig
é um grande projeto á ser feito,espero
fazer parte desse quadro de funcionarios
já está lá meu curriculo no escritorio da
mesma aguardando o chamado.estou no comperj desde de o começo ultma agora spe
12-12-2012 1 ano 8 meses de pipeshop
finalizado.

BRAZ GREGÓRIO NETO
Visitante

OLÁ, SOU SUPERVISOR DE MONTAGEM DE TUBULAÇÃO COM LONGA EXPERIÊNCIA NESTA ÁREA,GOSTARIA DE ENVIAR MEU CURRÍCULO,QUAL ENDEREÇO QUE EU POSSA ENVIAR TAL DOCUMENTO!
ATENCIOSAMENTE

andre dias
Visitante

sou motorista profissional e queria fazer parte desta grande empresa neste grande empreendimento mpe boa tarde.

wpDiscuz