ANP E BNDES ESTUDAM FUNDO DE FINANCIAMENTO PARA EMPRESAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

decio oddoneA Agência Nacional de Petróleo (ANP) está analisando uma proposta do BNDES para a criação de um fundo de financiamento de  empresas que surjam por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. O anúncio foi feito pelo diretor do órgão, Décio Oddone, durante o evento O&G TechWeek, no Rio de Janeiro. “Precisamos conhecer o potencial brasileiro antes que a era do petróleo acabe. Não temos tempo a perder“, disse.

Em sua apresentação no encontro, o diretor-geral destacou a importância dos recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) presente nos contratos de concessão no País. “Não existe nada igual em termos de verba para tecnologia no Brasil”, afirmou. Segundo a ANP, a cláusula acumula, até hoje, R$ 12 bilhões em investimentos, aplicados em mais de 10 mil projetos.

Oddone revelou ainda que a ANP está preparando uma resolução para reduzir royalties em campos maduros em terra e mar, com o objetivo de aumentar a produção nessas áreas.

Deixe seu comentário

3 Comentários em "ANP E BNDES ESTUDAM FUNDO DE FINANCIAMENTO PARA EMPRESAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Fonte: ANP E BNDES ESTUDAM FUNDO DE FINANCIAMENTO PARA EMPRESAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO | PetroNotíc… […]

Luciano Seixas Chagas
Visitante
É uma boa medida conhecer de fato o potencial petrolífero brasileiro, além dos dados amplamente especulativos apresentados e assumidos como reais. Como sabemos hoje, a produção nos Arenitos Permianos nos USA desbancam a cada dia, a produção do Share Oil&Gas, pois além de possuirem grandes extensões areais , têm ruptibilidade garantida o que garante o sucesso dos fraturamentos, as vezes muito difíceis de se propagarem nos folhelhos. Diferente dos USA, no Brasil, as bacias de maiores extensões areais são as do Solimões, Parnaíba e Paraná. Todas careceram de temperatura e soterramento para gerarem grandes quantidades de hidrocarbonetos (pelo menos as… Read more »
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Também a redução dos valores dos royalties é uma boa medida. Faltam medidas dos governos estaduais e municipais que possam fomentar as atividades nos seus municípios, alguns dos quais dispõem de empresas criativas que, se incentivadas, podem aumentar as atividades de recuperação secundária, terciária etc. Se eu fosse governo estruturaria cooperativas capazes de fomentar a atividade de produção. Se os dirigente pulenparentescos tivessem sobriedade estariam celebrando contratos de produção com pequenos produtores para aumentar a atividade hoje quase paralisada. Infelizmente esses só pensam em vender ativos por preço que, certamente, serão aviltados face aos preços da cadeia produtiva onde os… Read more »
wpDiscuz