JARAGUÁ COMEÇA REESTRUTURAÇÃO PARA SUPERAR GRAVE CRISE FINANCEIRA

A Jaraguá Equipamentos Industriais está passando por uma fase de grande reformulação e enfrenta uma séria crise financeira em suas operações. Na semana anterior, a empresa teve que superar um pedido de falência requerida pela Gerdau Aços Longos na Sexta Vara de Sorocaba (SP). A Jaraguá também enfrenta mais de 800 protestos de inúmeros fornecedores em diversos cartórios do país.

Recentemente, o empresário Álvaro Garcia, que comprou o controle da empresa no ano 2000, assumiu a presidência da Jaraguá e demitiu quase todos os executivos que estavam à frente das operações. Há inúmeras razões para a empresa ter chegado a este ponto, mas duas delas são as mais importantes: a mudança de seu negócio principal, que é produzir equipamentos especiais, dando prioridade para obras de engenharia; e o represamento dos pagamentos dos pleitos feitos nessas obras para o cliente Petrobrás. É uma repetição do que está acontecendo em quase todo o mercado.

Com as constantes mudanças nos projetos, os pleitos tornam-se inevitáveis. Os gerentes locais aprovam essas mudanças, mas os pagamentos desses aditivos ficam represados nas diretorias responsáveis. A falta desses pagamentos acaba comprometendo a saúde financeira da empresa e, por consequência, toda a cadeia de fornecedores. Os epecistas não recebem, não pagam aos fornecedores, que os protestam, agravando ainda mais a crise. Recentemente, tivemos um exemplo clássico deste episódio com a Multitek, que teve que demitir 1.700 pessoas.

O Petronotícias procurou a Jaraguá Equipamentos e conseguiu algumas  informações através da porta-voz da empresa:

Em que obras a Jaraguá está atuando em contratos com a Petrobrás?

A Jaraguá está atuando nos seguintes projetos para a Petrobrás: RNEST – EPC dos fornos petroquímicos UDA, HDT, UGH e UCR; COMPERJ – Tancagem, interligação destes tanques e subestações; PB Distribuidora – com a fabricação e montagem de tanques. Além desses projetos, a Jaraguá está fabricando e fornecendo diversos equipamentos para plataformas e outras refinarias como a REPLAN, REVAP, REFAP E REGAP. Estamos também fabricando os módulos de remoção de CO² para as plataformas da cessão onerosa P74, P75, P76 e P77, que foram vendidos para a UOP. A Jaraguá atua em vários outros setores e temos contratos em andamento nas áreas de Papel e Celulose, Mineração, Nuclear etc.

O represamento de pagamentos por parte da Petrobrás está criando problemas de caixa para a empresa. Como está sendo a negociação?

Atualmente os pagamentos das medições mensais das obras estão seguindo o pactuado nos contratos e não registramos atrasos significativos. Contudo, durante a execução dos contratos, também incorremos em custos fora do escopo contratado, o que nos levou a desembolsar recursos extraordinários, ocasionando, assim, problemas com o fluxo do caixa. Os custos incorridos referenciados foram objetos de diversos pleitos, sendo que nesses últimos meses tivemos avanços significativos nas negociações, possibilitando, dessa forma, iniciar o saneamento no caixa da Jaraguá.

O Sr. Álvaro Garcia, depois de demitir a diretoria, pretende continuar como presidente da empresa ou está em busca de um novo executivo para o comando das operações?

O plano de reestruturação interna da Jaraguá, que teve como um dos pontos o desligamento do presidente e dos vice-presidentes, está sendo conduzido pelo Sr. Álvaro Garcia e tem como metas equalizar as finanças, cumprir com as obrigações contratadas, desenvolver e fechar novos e sustentáveis negócios, e investir em pesquisa e desenvolvimento, buscando maior competitividade.

Nessa perspectiva, o Sr. Álvaro Garcia permanecerá na presidência da empresa nesse momento de transição, que conta com a consultoria do ex-presidente, Sr. Wagner Othero, e com o empenho e a participação dos diretores executivos, não havendo uma solução de continuidade nas atividades da empresa. Certamente, está dentro do plano de reestruturação a contratação de um novo presidente e de outros executivos, desde que agreguem forças às metas definidas e estejam alinhados com a filosofia básica e com os valores da Jaraguá.

A que se deve o pedido de falência requerido pela Gerdau na 6ª Vara de Sorocaba?

Infelizmente, a falta de comunicação gerou esse desagradável episódio, que já se encontra solucionado, com o pagamento do débito e com a respectiva baixa do requerimento de falência.

Atualmente, há mais de 820 protestos de pagamentos da Jaraguá no Serasa. Como a empresa pretende solucionar as pendências?

Por força do recebimento dos pleitos, está sendo possível compor os débitos com os fornecedores, avançar nas medições das obras e gerar mais recursos. Com a compreensão da maioria dos fornecedores, que estão se mostrando parceiros, prevemos retirar esses apontamentos no prazo de 90 dias.


zv7qrnb

106 Respostas para “JARAGUÁ COMEÇA REESTRUTURAÇÃO PARA SUPERAR GRAVE CRISE FINANCEIRA”

  1. O importante nese momento difícil é, não atrasar o salario dos colaboradores, se ficar atrasando é melhor fechar as portas.

    • Lamentável o seu comentário. O importante neste momento é recompor o fluxo de caixa, e manter seus colaboradores. O melhor é que, colabores com essa mentalidade fiquem bem longe da empresa.

      • Continuo com a minha opinião, não pode atrasar o salario dos colaboradores. A empresa esta em crise, mais continua aumentando os salarios de alguns lideres, falaram que o motivo é a lei, e alguns colaboradores que estão com os salarios defasados durante vários anos. Isso não é contra lei.
        Tenho certeza que o Sr. Alvaro não sabe dessas desigualdades que vem acontecendo na Jaraguá porque se ele sabe e aceita, estaria indo contra a filosofia da Jaraguá, isso desmotiva qualquer um.

        • A Jaraguá jamais atrasou pagamento aos colaboradores, isto ocorreu nos últimos meses, mesmo com toda a tempestade a Jaraguá prezou prioritáriamente seus colaboradores. Ninguém é obrigado a trabalhar na Jaraguá, e qualquer colaborador pode buscar salários melhores ou que acham justo, no mercado. Acho engraçado as pessoas falarem da filosofia básica empresa, pois somente se lembram dela num momento de aperto.
          Meu amigo, você trabalha em uma empresa sólida, e não se dá conta disso. Meu conselho é o seguinte: Exercite a filosofia básica da empresa em todos os seus pontos. Quero ver o quão comprometido você é com a empresa.

          • ninguém precisa do seu conselho , porque você é mais uma pessoa que só sabe ver o seu próprio umbigo, pense no próximo.
            A Jaraguá não precisa de pelegos como você.

    • A JARAGUA SEMPRE ADIANTOU NOSSOS SALARIOS E NINGUEM E OBRIGADO A TRABALHAR NA MESMA ESTAMOS PASSANDO POR UM MOMENTO CONTURBADO TEMOS FE EM DEUS QUE ESTA TEMPESTADE VAI PASSAR E IREMOS VOLTAR COM FORÇA TOTAL ESTAMOS JUNTOS Sr ALVARO GARCIA

      NOS CREMOS EM UM DEUS DE MILAGRES

    • A Jaragua é uma grande empresa, necessaria para o desenvolvimento do Brasil, tenho confiança que essa fase passa logo e que o destino dessa empresa é continuar colaborando com a geração de empregos e desembolvimento de Sorocaba e o Brasil

  2. Hamilton O.Santos Jr. Responder 03. set, 2013 às 10:11

    A Petrobrás deve arcar c/ sua responsabilidade e zerar todas as pendências financeiras c/ a firma; vide o caso da Lupatech de N.Odessa, c/ balanço apresentado R$500 milhões de prejuízo por culpa da PB.

  3. Uma pena ler essa noticia de uma empresa que tem história no mercado petroquímico, hoje, mais conhecido como óleo & gás. Participei de vários empreendimentos, como engenheiro inspetor de vários clientes, inclusive diversos empreendimentos da Petrobras, e a Jaraguá sempre foi uma empresa de padrão A em seus fornecimentos, atendendo prazos e qualidade de forma exemplar.

    Estarei torcendo para a Jaraguá conseguir superar esse momento de dificuldades, que na década de 80 assisti infelizmente diversas empresas atravessarem, inclusive a própria Jaraguá.

    Boa sorte Sr. Álvaro Garcia e a Jaraguá!!!

    ENG. ROVAIL LUIZ
    http://www.rotechservice.com.br

  4. Antonio Cavalheiro Responder 03. set, 2013 às 11:53

    Como ex-colaborador da empresa de 2010 até 2013(suape), pude acompanhar alguns acontecimentos que levariam com certeza qualquer empresa a balançar – altos salários a quem sequer merecia estar nas fileiras da JARAGUÁ, pessoas sem comprometimento e só pensando no dia 10 e no dia 30, efetivo muito acima do necessário e planejamento zero.Notava-se a nítida vontade de não querer fazer. Esses foram alguns motivos porque pedi meu desligamento. É lamentável. Uma ótima empresa. Se DEUS quizer sai dessa, e por cima.

    • Concordando com seu pensamento, afirmo que o “saneamento” de uma empresa como a JRG não se dá de um dia para o outro, até porque os “vermes ” que a corroeram estavam em todos os níveis(da diretoria até as bases)…e muitos sanguessugas continuam lá! Mas como o Sr. Álvaro é um homem abençoado , acordou a tempo e vai limpar todo o esgoto fétido que lá se instalou sem o conhecimento dele.

  5. Antonio Paciifista Responder 04. set, 2013 às 2:22

    Torço para que em breve saia dessa crise, pois trabalho tem, acredito mais em “ajustes administrativos necessários”, como o Sr Álvaro frisou Nóe e Absalão, afinal são milhares de famílias diretos e indiretos que são beneficiados por essa grande empresa.
    Se Deus quizer será vencido essa situação

  6. oncordo plenamente com o colega Marcelo… A Jaraguá é maior que tudo isso e vai dá a volta por cima. Estamos juntos, SR Álvaro!

  7. Se quando a Jaraguá estava com a torneira jorrando farta, já não existia essa tal de meritocracia, imagina agora que estamos nesta situação. Gosto muito da empresa, mas infelizmente só tem chance aqui, amigo ou parente de líderes.

  8. Ótima empresa, valor humano nota 10!
    A crise vai passar. Já não trabalho mais na empresa, mas o sentimento continua.
    Família Jaraguá unida!
    Amém!

  9. Trabalho nela já alguns anos e não tenho parentes la, é uma ótima empresa, se Deus quiser sairemos dessa. SMS comprei.

  10. vou ser dirigente sindical o ano que vem só assim alguma coisa vai mudar na Jaraguá, ninguém tem chance de crescimento só os QI.

    • Se vc já é estável Cipeiro, porque se esconde? Ah, já sei, projeto de sindicalista anacrônico, se encostando na estabilidade e só criticando, sem nenhuma ideia construtiva. Vai trabalhar!!! Mas, primeiro, mostra a sua cara!

  11. Com certeza a Jaragua vai sair dessa crise de cabeca erguida.Deus esta no comando. Espero tambem que seja dado valor a realmente quem merece, pois muitos como dizem em um comentario acima estao somente preocupados com o proprio bolso e os que realmente vestem a camisa da empresa, digo que tem orgulho dessa empresa nao tem o valor reconhecido, espero que a direcao da empresa nao veja isso somente quando perderem esses grandes profissionais, pois o mercado esta a procura desses grandes profissiomais. E tambem que abra os olhos para aqueles que nao fazem nada.

  12. Sempre vesti a camisa da empresa, e ainda visto, só quero ver qd vestirão a minha….é fácil falar de comprometimento qd se é supervalorizado por aquilo que faz, mas e qd vc se doa ao máximo durante anos e n é reconhecido? Tem mt gente aqui que fala de comprometimento mas qd são 17:15 já estão na portaria.

  13. Excelente empresa, precisamos trabalhar mais e criticar menos, para a empresa sair dessa depende do esforço de cada um de nós, não podemos esquecer disso!!!

    Unidos venceremos!!!

  14. Se uma pessoa não está satisfeita deve procurar novas oportunidades, se qualificar e não se colocar no papel de vítima.
    A Jaraguá não privilegia QI, mas tem um projeto que valoriza perfis de liderança.
    Uma empresa não é instituição de caridade.
    Antes de falar em meritocracia a Jaraguá tem como valor o empreendedorismo, que requer que o colaborador haja como se fosse dono e busque resultados como se fosse dono. E dono não reclama da vida, simplesmente faz acontecer.
    Acho mesmo que é necessário fazer um corte..cortar todo mundo que está fora do perfil.

    • Eu posso falar com propriedade, trabalhei na Jaraguá 5 anos e me desliguei esse ano e estou movendo uma ação contra a mesma.
      Me prometeram bastante e não compriram nada e ainda me discriminaram, agora essa empres vai pagar por tudo que fez comigo.

      A Jaraguá é pior que instituição de caridade, porque tem cada pessoa incompetente tendo chance de crescer, olhe em sua volta e você vai ver.

    • O Simão sofreu um acidente e veio a falecer, todos falavam que ele estava bem, bando de hiprócritas.
      Aposto que ainda irão por a culpa nele, mais na verdade foi negligência da Empresa.
      Sou testemunha.

    • Os anônimos nem deveriam ser levados em consideração! Mas para seu conhecimento a obra da Rnest teve um grande e dedicado time que sempre mostrou os resultados positivos na medição mensal,por outro lado a administração foi um “caos” permitindo todo o tipo de irregularidades e se beneficiando disso também! No período de 2011 a 2012 instalou-se um grande “hostel” onde os “gafanhotos” levaram famílias inteiras para “veranear” em Pernambuco, enquanto o pessoal da Produção se virava em sete para equilibrar!!!!Quem fala sabe,mas tem os que desconhecem e ficam “rasgando seda”.

  15. Trabalhei no grupo Garcia (Jaraguá) durante 22 anos,sempre vesti a camisa da empresa fico triste ao saber que alguns colaboradores da empresa não veste.
    Eu perguntaria o que posso fazer por a empresa no momento, não o que a empresa pode fazer por mim. Que Deus abênçoi a todos.

  16. Tem muita gente na Jaraguá como esse (anonimo), que falam muito e só vendem sonho, filosofia básica é lindo no papel.
    Nos ultimos tempos todos agimos como donos…..ausentes e omissos.

  17. eu trabalho la e quero mais que ela abaixe as portas msm são cheio de quere ser, é tudo só no papel pq na realidade é um lixo administração péssima pricipalamente unidade de Itapevi e Osasco PESSIMA ADMINISTRAÇÃO

  18. Acima de qualquer opinião espero que a empresa se recupere da crise… Não só porque estou diretamente ligado, mas também porque é de centenas de trabalhadores e suas famílias que assim como eu dependem da saúde financeira do negócio. Apesar do descontentamento devemos ter discernimento real da situação, atrazos em benefícios e salarior, sem duvida alguma não são bem vindos. Mas aqueles que se identicam com a metodologia interna e tem vontade de preservar suas atividades devem ser paciente e contar com o comprometimento da administração e diretoria de elucidar os problemas e cumprir compromissos com seus fornecedores e com o quadro de funcionários sem conturbação.

  19. reestruturação apos tantos maus investimentos, roubos sem medida, empreendedores corruptos e cabide de empregos é complicado nos chão de fabrica sempre estamos lutando pelo nosso bem e também o da empresa, mas chega um ponto que fica bem complicado, pois não temos certeza do que ira acontecer e esse negocio de colaborador, não existe somos empregados, vendemos nossa mão de obra nossas famílias dependem do nosso trabalho

  20. Bastante cômico esse pessoal trocando farpas nos comentários. Quando perderem o emprego devido a esses reajustes da empresa, a briga continuará lá fora?

  21. foi-se o tempo em que a Jaraguá era uma boa empresa prestadora de serviços no ramo de óleo e gás. hoje se trata apenas de um covil de preguiçosos, nepotistas, descompromissados com a qualidade ou a filosofia da empresa. com tantos contratos em vigência, mesmo que o cliente atrase um pouco os pagamentos, a Jaraguá deveria ter um caixa suficiente para passar pelas adversidades e somente a má administração explica a situação atualmente vivida. A verdade é que a empresa é uma cobra sem cabeça……. a empresa se movimenta sem rumo, pois sua liderança está tomada, em sua maioria, por pessoas sem experiência, sem qualificação, sem perfil e sem comprometimento com suas funções e com sua empresa. torço de verdade para que essa reestruturação da Jaraguá seja feita de forma ampla, geral e completa, para que nesse meio de empresas “pilantras” e prostituídas (os famosos “gatos safados”)possamos ter novamente algumas empresas como boas referências!!!

  22. É feio em tempos de crise as pessoas virem reclamar aqui.Roupa suja se lava em casa.

  23. Boa Noite! Eu e todos que trabalham na empresa Jaragua, devemos colaborar para o crescimento da empresa, pois com este pensamentos negativos de vocês que estão criticando a empresa, deveriam dar conta que e daqui que vocês matem seu salario e sustentam sua familia, por tanto vamos todos dar uma força para o Sr. Alvaro conseguir, passar por este momento dificil, agora com estas metalidade fraca e negativa a empresa sempre esta no prejuizo, portanto vamos pedir a Deus que a empresa saia deste momento. Não estou criticando ninguem , apenas pedindo para refletir um pouco mais sobre este assunto, afinal somos todos uma equipe, e tem pessoas que se sairem da Jaragua, Não conseguiram arrumar trabalho, pois o Mercado inteiro esta passando por um momento muito dificil, e empresa que trabalhando e um ótimo lugar para se trabalhar, em tempo de Crise. Vamos Dar as Maos

  24. Que Deus Abençoe Você Seu Alvaro e Tenha Muita Fé , que iremos sair juntos desta fase

  25. Infelizmente esse problema tem se repetido em várias empresas no Brasil. Qdo não são os “calotes” dados pela PB, são os concorrentes estrangeiros que através de preços vergonhosamente baixos, subsidiados pelas exploração do trabalhador, levam para outros paises todo nosso serviço. Se não houve urgentemente uma intervenção do governo para proteger as industrias nacionais, estamos fadados a falencia. Concorrencia leal é saudavel, mas competir com trabalho escravo não dá.

  26. Faleceu um funcionário no trocador de calor e não parou o setor, que falta de consideração, vcs acham que os colegas do setor tinham condiçoes de trabalhar neste dia, pois é a jaragua não se importou.!

    Tem gente há 6 anos sem ajuste salarial mas os parentes do Rh sempre tem. Pq sera????? Palhaçada!!!! Vão fazer media no inferno!!!

  27. Jaragua só vai melhorar depois que trocar os gestores do Rh e gestão de pessoas!!!

  28. Seu Álvaro queria tanto bater um papo com vc para contar sobre tudo que sei!!!! Vou começar do Rh e gestão de pessoas

  29. Eu também vou ser dirigente sindical ano que vem!!! Vamus mudar muita coisa, vamus tirar o tapete para mostrarmos a sujeira!!!! E nois ano que vem!!!

    Vamus incomodar muita gente!!!

  30. 6 meses fgts atrasado – cesta básica atrasada – mas dinheiro para carro e Nextel tem!!!!

  31. Entre as poucas EPCista que estão comprando algum equipamento, nenhuma está comprando com a JARAGUÁ, mesmo quando o preço está muito baixo, pois já estão duvidando da capacidade da JARAGUÁ entregar os pedidos…

  32. Não vamos aceitar tudo que a Srta Camila “A CHEFONA”, negocia com o sindicato, porque vamos ficar sem a participação de lucro, e o pessoal da obra vai ter.
    Nós “chão de fabrica” temos que nos unir.
    Eu sei que a Jaragua faturou esse primeiro semestre de 2013 mais do que o primeiro semestre de 2012.
    Agora vamos pagar por roubos que aconteceram nas obras isso não é justo.
    Vamos lutar por participação de lucro igual a todos e abono.

  33. Para a Jaraguá sair dessa situação o Senhor Álvaro tem que fazer uma limpeza na Gestão de pessoas e o SMS tem alguns vagabundos e omissos mamando na tetinha da Jaraguá nesses dois setores, enquanto não secar eles continuaram firmes e fortes.
    A Jaraguá parece uma fábrica que só tem lideres, que pena que na sua maioria incompetentes, enquanto isso tem vários casos de pessoas que estudam e estudam mais não tem chance e eu já sei porque, aqui só é valorizado “puxa saco, parentes e QI.
    Quando contratam alguém, contratam pessoas desiquilibradas e nóias, isso não da certo, porque a pessoa continua desiquilibrada, nóia e ainda vira puxa saco para poder segurar o emprego.
    Tem algumas pessoas que são tão puxa saco, se o lider pular numa piscina essas pessoas morreram afogadas.

  34. Gostei do seu comentario falou a verdade.

    • E a da qui da renest Ipojuca puxa saco e comilão,gerencia em peso não-se salva um só olham o lado deles tb tudo parente profissionalismo q e bom nada,eles tiram a carteira de dentro do micro-ondas e acham q sabem tudo de 100% tiro 30% o resto só sabem o dia do pagamento e da PL,a qui tem oficial q da de lapada em certos cabeça branca,mas não são reconhecido por não tem padrinho.
      Sh Alvoro abra os olhos antes q seja tarde em vite fichamento de parente de oportunidade a quem merece,a qui acontece muito os cabeça branca trás filho,primo,sobrinhos,esposa etc e colocam pra liderar sem saber de nada só por q tem um esquento na carteira e tem QI e quem realmente merece nada. boa sorte Alvoro com seus lideres q vc vai precisar.

  35. Empresa que só da valor para puxa saco, parente e QI, só isso que eu vou comentar.

  36. Tem gente que ajuda uma entidade social e coloca no portal da jaragua, para todos verem, principalmente para o Álvaro ver.!! Só que quando um funcionário precisa de ajuda essa mesma pessoa vira as costas. Aí vem falar de deus??? Deus é justo e vc é injusto(a).! Aí vem vcs querer mostrar para o Álvaro que vcs é bom!!! Desta forma vc tá sendo bom pro diabo!!! Olhe para dentro desta empresa ajude a um pai de familia que trabalha anos na empresa e não tem reajuste salarial, mas para cunhado, primo sobrinho e irmão estes sim tem reajuste que coisa feia tomem vergonhas nessas carinhas falsas!!!!

    Aí os cara e as caras de pau vem falar familia jaragua é sim familia jaragua. Que nojo!!?

  37. O que é mais importante?
    1. Fazer média para o Álvaro ver com ajuda a entidades e colocar no portal ou ajudar um pai de familia que precisa de ajuda que quando precisa de ajuda da empresa ele tem as costas viradas??

    Jesus mesmo disse não deixe que sua mão esquerda veja o que a direita faça.

    2. Acredito eu que o Álvaro sendo bom ele é prejudicado quando tem estes incompetentes,, Pois seus funcionários acabam desejando o mal da empresa por causa destes hipócritas.

  38. Lendo os comentários acima, tenho que comentar que também observo, os funcionários autorizados a entrar com o carro, entram com namorados, amigados, filhos e irmãos, mesmo até quando o autorizado não va,i ele pega o carro do autorizado aí ele entra na empresa, como pode isto?????basta apenas vc ser parente, aí todos perguntam pq a empresa chegou a este ponto, talvez por ser essa chamada familia jaragua, que familia falsa hein, pelo amor acaba com essa palhaçada Álvaro.

  39. Quando saiu esta notícia da jaragua todos já tinham essa informçao aí vem a jaragua dias depois fica sabendo que todos já sabiam desta informação ela manda email pra todo mundo e ainda diz ” é pra manter vcs informado” para cpm isso gente vcs pensam que a gente é idiota.

  40. Valorizar mais as pessoas produtivas e descartar as pessoas improdutivas que são em maioria , os cursos que lá existe não acrescentam nada para a empresa e nem para os funcionarios. Um lider para 10 pessoas ? para que ? No meu ponto de vista não é isso que ajudará no crescimento da empresa. Porque as firmas do nordeste com um investimento tão forte, se eu que sou nordestino nunca vi uma empresa de calderaria com um investimento tão alto no nordeste.

  41. NAUM SEI SE SABEM DE TODAS AS SACANAGENS Q ACONTECE COM FUNCIONARIOS Q FAZEM ESCOLINHA.MAS QUEM FAZ ESCOLINHA NA JARAGUÁ É MUITO DISCRIMINADO TEM FUNCIONARIO Q JA TEM MAIS DE 5 ANOS E GANHA MENOS Q PESSOAS Q ENTRAM HOJE,AINDA DIZEM Q TEM MUITO GASTO COM CURSOS,SABEMOS Q NAUM PASSA DE UMA BALELA ,SABEMOS Q É ABATIDO EM IMPOSTOS.VAI SABER SE NÃO É A MÃO DO TODO PODEROSO Q ESTA PESANDO SOBRE ELES POR VARIAS COISAS Q ACONTECEM LA…..

    • E realmente. eu fui aluno da escolinha
      Sempre ouvi falar dessa meritrocaçia
      Mais eu tive que passar dois anos pra
      Esses pilantra pra min classificar
      E agora quero que eles me mande embora e nem isso eles fasem.

  42. na verdade a Jaraguá já esta se recuperando , e o pior já passo , é uma ótima empresa ,e juntos conseguimos reergue , por tanto quem queria o mal dessa empresa se deu por enganado , pelo menos na sede de Sorocaba ta em ordem.
    atraso o salario , sim atraso , atraso a cesta básica , sim atraso , atraso o vale sim atraso, mais nos não desanimamos e demos o credito para a Jaraguá que sempre pago nossos salários em dia e até antes .

    obrigado jaragua

  43. não consigo entender , no momento que vão entregar o currículo desesperado querendo trabalha , suplicam para entrar , e quando consegue ficam criticando , ninguém colocou uma arma na cabeça de ninguém para trabalha na Jaraguá . por tanto sai fora , vai trabalha na ina , zf , Toyota ,case vai ser operador la apreta botão , ou monte um próprio negocio vai ser feliz

    • Antes de colocar um comentário aprenda a escrever analfabeto puxa saco, é por causa de pessoas iguais a você que a Jaragua não muda, vai continuar favorecendo os pelegos e os maiores salarios.

  44. Eu só vou acreditar que a Jaraguá esta melhorando, quando regularizar o FGTS que esta vários meses atrasado e começar a chegar materiais para nós trabalharmos, por enquanto tá devagar.

  45. Eu visto a camisa da Jaraguá, afinal ela é quem paga meu ótimo salário.

  46. Ótima empresa, vai sair dessa vamos Senhor Alvaro rumo à vitoria.

  47. A JARAGUÁ VAI SAIR DESSA, EU GOSTO MUITO DESSA EMPRESA, PÓIS EU PEÇO PRA LEVAR MINHA CESTA BÁSICA EM CASA E O MOTORISTA LEVA COM O CARRO DA EMPRESA, QUANDO ESTOU DODÓI, O MOTORISTA ME LEVA NO HOSPITAL COM O CARRO DA EMPRESA, QUANDO PRECISO IR ATÉ A MINHA CASA ME LEVAM COM O CARRO DA EMPRESA.
    QUE MARAVILHA!!!

  48. Tem gente de alguns setoreS ficam combinando e dizem familia jaragua, eu amo deus, sou crente. Sorriso pra lá e praga etc.. Aí pede para mandar email Affonso de deixar nossos colaboradores infformados,,, etccc; só pq o Álvaro vê. Mas vc sabe que é vc. Pergunte pra ele se ele sabe que vc mandou bloquear o acesso de consulta do fgts na jaragua que vc prometeu pagar na semana passada. Pergunte pro Álvaro. Vc não quer deixar todos informados! Tome vergonha nessas carinhas, falSos, hipócritas, vcs só querem fazer media com o Álvaro, ele precisa demitir vcs pq a. Não é vcs combinarem e vir aqui quemnquem maioria está descontente da jaragua por causa da sua atitude. Saia vc da jaragua vc está atrapalhando a vida de muitos. Seu Álvaro pedimos que vc tome providências com estas pessoas falsas e hipócritas!

  49. Que vergonha jaragua! Tem pessoas aqui administrativas que estão pensando somente nele! Eu não sabia que a jaragua e assim! Parece ser tudo combinado qd alguém fala bem da jaragua. Estas pessoas que tao combinando de falar bem precisam sair. Também estes que falam bem tem pai , irmão ,TIa que trabalha aê então tem que falar bem mesmos! Vergonha total jaragua! Ridículo!

  50. Até agora não pagaram o FGTS atrasado a mais de seis meses, o sindicato vem e fala que a empresa vai regularizar o FGTS e nada, agora bloquearam o acesso do FGTS no computador da empresa, agora vem falar que quer nós deixar bem informado, vai te catar C.M.L. .

  51. tirando as máscaras de todos Responder 24. set, 2013 às 23:58

    Pessoas que deveriam ser demitidas:

    1 Loira grandona
    2 Morena braço direito
    3 Rei do assédio moral

    Só assim essa empresa iria começar a melhorar.
    Temos que acabar com as injustiças, coação e pressão.

  52. Nossa está empresa está assim por estar sendo má administrada!

    Álvaro em breve vou mandar pPR coreio um relAtório com as safadezas que acontece ao na sua empresa!!!

    Mas cuidado pois tem funcionário sei que pode interceptar este relatório.

  53. Amo a jaragua pq ela deixa eu pega o carro do almoxarifado quando eu quero e principalmente para levar a cesta básica na minha casa. Amo a jaragua pq tenho irmãos primos e sobrinhos que trabalham nela. Amo a jaragua pq meus parentes tem preferência para aumento. Deste jeito quem não ama? ??? Pena que o Álvaro está sendo estorquido e nao sabe!!!

  54. É uma ótima empresa e se deus quiser vai sair dessa! Muitos dependem desse emprego que sempre trouxe muitos frutos direto e indiretamente, estamos rezando pela empresa!

  55. Ótima empresa, lideres mal preparados ganhando um absurdo, amo esta empresa, uma pegação de carro para resolver problemas particulares, amo esta empresa, meus parentes tem reajuste salarial, amo esta empresa, sou inspetor entro e saio a hora que quero, amo esta empresa, ai vem um “irmãozinho” falando de reza pra puxar mais o saco ao invés de trabalhar. Eu to aqui fazendo trabalho de faculdade a essa hora ai meu gestor vem e fala se você não tá feliz a porta é serventia da rua. O negocio é partir pra falsidade, reza, família Jaraguá. Ai eu nem preciso estuda. Vai puxa o saco da vaca. vem coloca deus em meio de falsidade, vai reza quietinho sem se aparecer ai talvez deus vai escutar vc.

    Que nojo

  56. Amo está empresa pq tem líderes mal preparados ganhando MT bem, amo essa empresa pq pego o carro da empresa qq hora para resolver meus problemas particular, Vai rezar em silêncio, quem sabe deus escutara vc.

  57. Amo está empresa ganho 15 mil por mês e no tenho curso superior! Bela gestão! Amo essa empresa!

  58. Quer falar de futebol, de cozinheiras e faxineiras???

    Quer ganhar bem e nao saber escrever direito uma requisição???

    Quer ver pais chefes dos próprios filhos???

    Quer se tornar supervisor e não saber nem um idioma???

    Quer se tornar supervisor e não saber o que significa produzir mais com menos???

    Quer se tornar supervisor cursando faculdade a distância???

    Quer trabalhar na gestão de pessoas e prometer as coisas para os funcionários e depois não cumprir, apenas para se sair bem com todos eles???

    Quer não saber falar inglês e ir viajar para fora do país apenas como acompanhante de seu colega de trabalho????

    VENHA PARA A JARAGUÁ!!!! :)

  59. Quer um celular com DDD 11 da empresa para usar em Sorocaba onde o DDD é 15?? Quer usar este mesmo celular para ficar resolvendo assuntos particulares??

    PESQUISEM SOBRE ISSO, PRESIDÊNCIA DA JARAGUÁ! E VOCÊS JÁ CORTARÃO GRANDE PARTE DOS CUSTOS.

  60. QUER IR PARA O SETOR ADMINISTRATIVO SEM FACULDADE???

    VEM PRA JARAGUÁ!!!

  61. Uma sugestão para salvar a empresa:

    1- invista em treinamentos para os funcionários

    2- faça uma avaliaçâo 360 graus dos novos supervisores da fábrica, e identificará pontos a serem lapidados

    3- troque os celulares dos gestores por ramais móveis, e o custo cairá MUITO

    4- Conhecimento do processo NÃO É TUDO, não adianta colocar uma pessoa na supervisão que tem menos formação que você e nem sequer motiva seus liderados, isso acaba e muito com a motivação deles (inclusive a minha)

    5- Entre com um plano de ação em compras, pois tem funcionários ganhando dinheiro com fornecedores

    6- Faça o controle dos materiais de escritório, pois muitos levam pra casa

    7- Controle as impressões e xerox, tem gente imprimindo 1 apostila por mês e levando pra casa, multiplicando pelo número de funcionários do setor administrativo dá num valor administrativo

    E A ÚLTIMA E MAIS IMPORTANTE DICA:

    DICA DE OURO: ACREDITE E DÊ MAIS OPORTUNIDADES PARA OS JOVEN
    . ELES ESTÃO ESTUDANDO, E SE CAPACITANDO CADA VEZ MAIS PARA INOVAR E DAR IDÉIAS. RENOVE AS GESTÕES!!!!

  62. Eu fiquei sabendo que estão usando os carros da jaraguá para resolver problemas particulares, depóis vem falar em cortar gastos, desse jeito fica difícil.

  63. Já trabalhei na Jaragua, desliguei-me em ,2012 fui muito parceiro da empresa mas ela nem tanto,desejo boa sorte para a Jaragua!

  64. Só sei que tem funcionário em outros estados que vão sofrer o constrangimento de ação de despejo e vão ter que dormir na rua, pois há meses que a Jaraguá não paga nem os alugueis que deve…

  65. é companheiros eu estou neste mesmo barco.trabalho na egesa eng. s/a que também tem consorcio com a jaraguá em paulinia e itaboraí no rio de janeiro,que
    também está enfrentando problemas de caixa.aqui atrasa tudo colaboradores fornecedores,não deposita fgts,inss,e outros.na realidade não atrasa não paga mesmo.será o fim do mundo.é multitek é gdk é produman é tenace é subsea todas na mesma situação.vamos orar.

  66. Para a Jaraguá sair dessa situação o Senhor Álvaro tem que fazer uma limpeza na Gestão de pessoas A Jaraguá parece uma fábrica que só tem lideres, que pena que na sua maioria incompetentes, enquanto isso tem vários casos de pessoas que estudam e estudam mais não tem chance e eu já sei porque, aqui só é valorizado “puxa saco, parentes e QI. Quando contratam alguém normalmente é parente, sobrinho, gero, primo, filho e quem estuda não tem nem uma oportunidade, nem se quer tem uma seleção uma triagem. Simplesmente escolhem a dedo. não tem um plano de carreira não da uma diretriz onde o funcionário pode chegar, quem já se viu uma empresa ter mais de 23 faixa salarial. Sem falar da filosofia básica que é lindo no papel.
    Nos últimos tempos todos agimos como donos…..ausentes e omissos. Tem muita gente na Jaraguá que falam muito e só vendem sonho, Né Edvaldo, Gerson, Paulo Sá e companhia.

  67. Acreditem ligaram no convênio para nao me atender mais. Mas mesmo assim eu vou se nao me atender chamo a policia abro um BO vou no no procon e ainda vou na record na patrulha so consumidor denunciar este crime. Que vergonha!

  68. Só tem uma coisa boa na Jaraguá: o restaurante executivo. Só que daqui a pouco vamos estar trabalhando por comida. Realmente, a empresa necessita que uma reestruturação, pois muitos profissionais não possuem a mínima qualificação para o cargo que ocupam (em todos os níveis). E mais, tem muita gente que fica jogando no horário de expediente. os processos internos são obsoletos, simplesmente não funcionam. A coisa tá largada mesmo.

  69. Sr Alvaro Garcia só para refletir como o sr dispensa o sr Wagner Othero no que eu acho que foi a coisa mais certa que o senhor fez, depois o senhor fala que ele tá fazendo consultoria para Jaraguá,então eu acho que o senhor não esta querendo que a Jaraguá saia dessa crise.torço para que a Jaraguá retome com muita velocidade o sucesso que ela tinha a uns quatro anos a traz que deus de toda força para o sr que o sr merece e concerteza um dia eu voltarei vestir esta camisa como eu sempre vesti abraço feliz ano novo

  70. Estive uma vida nesta empresa que me dá orgulho de dizer e desde que saí vejo de fora que um bando de laranjas podres estão afundando tudo o que um dia eu ajudei e tive participação em ajudar o que o Sr. Álvaro conquistou.
    O que me passavam desde quando eu deixei a companha é que a mesma era uma paraíso e esbanjava dinheiro, enquanto um monte de lideres e empreendedores incompetentes iam a empurrando ladeira abaixo.
    Agora vários pais de família vêm sofrendo com tudo isso perdendo os seus empregos.
    Enquanto mantiverem as “laranjas podres acomodadas” a situação passará de preocupante para desesperadora.
    Cadê aquele monte de cursos, treinamentos, multi-focal dali, multi-focal daqui e a tal da gestão que tanto se falava. Tudo balela para mascarar uma situação que a qualquer momento ia explodir.
    Claro que a Petrobrás tem sua parcela de contribuição essa crise, mas se a empresa tinha um monte de diretores, empreendedores e gerente era para manter a empresa sólida em outros seguimentos também, ou seja, ter válvulas de escape para poder controlar crises as equilibrando em outros seguimentos.
    Hoje no mercado a Jaraguá é sinônimo de preço cara. Vai ai a dica para busca de recuperação.

  71. Trabalho na empresa a um ano e meio e naum tenho que reclamar a empresa e muito boa infelizmente parte da diretoria deixou a dezejar no mais trata se de uma empresa seria que tem tudo para sair dessa crise e retomar o crescimento em minhas oraçoes eu sempre peço a Deus pela empresa que ela consiga se restruturar pois muitas familias dependem dela no que eu puder ajudar eu farei aos diretores da empresa fica o meu recado naum esmolesao pois dependemos de voces que Deus os iluminem fica o meu abraço a todos

  72. Dizem que era o melhor lugar para se trabalhar.
    Discordo. Era lugar para quem gostava de falar da vida dos outros. Estes tinham vez na empresa. Quem queria trabalhar era alvo de piadinhas o dia inteiro.

  73. com o criterio que estao adotando no corte de pessoas essa emprrsa vai pro buraco com a equipe que esta ficando nem eles se salvam de tao ruins que sao.

  74. Meus amigos venho aqui externar a minha opinião em relação à Jaraguá, trabalho na mesma desde os tempos em que ela vivia nadando no dinheiro, nunca vi tamanho desperdício desnecessariamente ela pagava apartamentos na beira da praia de boa viagem para as chefia onde o metro quadrado de um imóvel é o mais caro da região, ainda não bastando dispunha para eles um crédito para compra de móveis no valor de 8.000,00reais.dentro da obra muita gente descompromissada com o serviço, olha se eu fosse falar aqui não daria para relatar tantos gastos desnecessário, mais no que se diz à respeito da mesma, é uma ótima empresa, pena que alguns se aproveitaram disso, mais estamos orando ao Senhor que dê a sabedoria necessária aos seu novos dirigentes para conseguir fazer da Jaraguá o que ela sempre foi; A empresa mais cobiçada para se trabalhar na Renest.

  75. VAMOS RESOLVER: SEGUNDO COMENTÁRIOS QUE EXISTEM NA JARAGUÁ (pessoas sem carater, sem vontade de ajudar, pessimistas, falta de compromisso, falta de memória quando entraram assinaram “eu cumpro com minhas obrigações x vc me paga”, sem esperança, atrapalham em vez de ajudar, entre outras qualidades que não precisamos neste momento), DOU A SEGUINTE IDÉIA, ANALISEM PSICOLOGICAMENTE AS PESSOAS, É IMPOSSÍVEL ESCONDER AOS OLHOS DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA QUEM SÃO AQUELES QUE PRECISAMOS NESTE MOMENTO.

  76. realmente o dono dessa empresa esta perdido, essa empresa poderia estar bem se nao fosse a contratacao de tantos incompetentes e a demissao desmedida de tantos funcionarios bons. se nao tomarem uma providencia a curto prazo sera uma pena visto que o nome dessa empresa ja esta sujo pelos proprios gestores e pessoas que nao tem nenhum profissionalismo.

  77. Tem gente em itapevi trabalhando em outra empresa ja, usando recursos da JRG, e não tem coragem de pedir as contas. Está esperando a JRG mandar embora, vamos começar a abrir o olho e relatar as coisas erradas!!!Quem vai pagar por isso é quem fica. Agora eu falo uma coisa se essas pessoas estão esperando pra ser mandadas embora, ta ai um bom motivo pra mandar embora por justa causa!!!!

  78. Lamentável, lamentável, lamentável…!!!
    E os tantos cursos de liderança que a empresa pagou pra todo mundo, serviram de que?!
    E o “Multi-Focal”…!!!???
    Cadê aquele monte de gerentes e “empreendedores”…!!!???

  79. Não foi por falta de aviso, o sempre falei que a empresa estava sendo mal administrada, não me ouviram e deu no que deu. É uma pena, a empresa veio para Maceió/AL trazendo sonho e esperança para o povo daqui, mas o que vi foi o derespeito com os funcionários que nela dedicaram até sua vida, gostaria muito de mudar essa história, mas infeslimente que sou eu.

    • Eu sou funciona da empresa jaragua. Eu sei da dificuldade da empresa. Mais a gente depende de vc.eu já estou com o salário atrasado. O que eu não admiti e ficar sem notícias por parte da jaragua.eu estou ligando para a imprensa para ficar sabendo o q está acontecendo e so fais chamar. Isso e um desrespeito com os colaboradores da imprensa. E preciso de uma resposta de vc

  80. alojamento pocelanato Responder 04. mai, 2014 às 18:27

    E vergonhoso ver um empresa desse porte no mercado passando por essas situação por falta de pessoas competentes pra administra as finanças… queremos uma resposta rapida para porque aqui em pernambuco nao temos nemuma noticia ….

  81. Todos nós colaboradores precisamos de uma resposta concreta de vc porque o nosso salário foi atrasado. E vc não ta nem ai para os colaboradores.

  82. O extrato desses comentários é o retrato sem retoques da Jaraguá, o Sr. Alvaro é a maior vítima. Desejo que em breve a Jaraguá se restabeleça e volte à normalidade

  83. Passei 2 anos e 6 meses nessa empresa, na unidade nordeste. Ela so tem mlehoria para o adm que tem salário alto, so para ter ideia uma carinha que tirava xerox tirava 1600 conto enquando na fabricação 86% era auxiliar ganhando 840 conto n dava oportunidade para ganhar clkassificação. ja fiz tanto teste la, de desenho, curso, na pratica. tava que nem bunda de santo so promessa,”fica tranquilo esse mes vem” ….. sai de la como auxiliar ainda. So o que eh bom la eh opara aprender. aprendeu sai fora que n dar futuro. Isso ela ta pagando o que ela vem fazendo aqui com os colaboradores. O pessoal ta entregando a careteira para sair da firma el diz ” N posso n tenho dinheiro para pagar vcs”

  84. Todo esse problema é devido à péssima administração. Máquinas que deveriam ser compradas são alugadas por diárias absurdas.
    Vários funcionários incompetentes que ganham um ótimo salário. Muita gente para mandar e poucas para obedecer. Contrato de várias pessoas de outros estados ganhando muito e trabalhando pouco, e ainda tem direito a hospedagem em pousadas em áreas nobre e folga de campo. Enfim, a empresa perdeu muitos funcionários competentes do estado para a concorrência, ao invés de valorizá-los, e também tem a questão de desperdício que é um absurdo,é preciso criar meios para acabar com isso, pois, tem muitos colabores que nem merecem ser chamados por esse nome.
    Quer bem feito, faça você mesmo, nunca deixe nas mãos dos outros!!!!
    Torço muito pela reestruturação dessa empresa, pois, muitas famílias dependem dela.
    Tenho fé em DEUS que vai dar tudo certo, mas é claro que muitas coisas precisam ser mudadas. Que DEUS der sabedoria ao Dr. àlvaro Garcia para que ele consiga alcançar seu objetivo, e com isso, continue contribuindo para o crescimento do país e principalmente com o crescimento do estado de Alagoas.
    E aos colaboradores que só pensam negativo, orem por essa empresa, pois, muitos dependem dela para suprir suas necessidades.
    Foco, Força e Fé!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. PAULO DALMAZZO DEIXA ANDRADE GUTIERREZ PARA TIRAR JARAGUÁ DA CRISE FINANCEIRA | PetroNotícias - 09. out, 2013

    [...] “A Jaraguá atua em vários outros setores e temos contratos em andamento nas áreas de Papel e Celulose, Mineração e Nuclear”, afirmou a empresa em entrevista recente ao Petronotícias. [...]

  2. FIDENS DESISTE DE OBRAS NO COMPERJ, DEIXA RASTRO DE DÍVIDAS E AMEAÇA 900 EMPREGOS | PetroNotícias - 28. mar, 2014

    […] demitindo cerca de 1.500 pessoas sem o devido pagamento das rescisões. Outras empresas, como Jaraguá, Egesa, Sertenco e Lomater também passam por complicações similares, mas o problema não parece […]

  3. PETROBRÁS DIZ QUE VAI TRABALHAR PARA GARANTIR DIREITOS DE EX-FUNCIONÁRIOS DA FIDENS | PetroNotícias - 28. mar, 2014

    […] demitindo cerca de 1.500 pessoas sem o devido pagamento das rescisões. Outras empresas, como Jaraguá, Egesa, Sertenco e Lomater também passam por complicações similares, mas o problema não parece […]

Deixe sua resposta

*